7 motivos para que a digitalização das operações

Tornar-se um negócio digital e digitalizar as suas operações é muito mais do que incorporar tecnologia na empresa. Os resultados têm sobretudo a ver com a forma como as pessoas usam essa tecnologia para transformar os seus modelos de negócio e aproveitar todas as potencialidades da digitalização das operações.

A revolução digital é um imperativo.

A revolução digital é um imperativo. Numa altura em que todos os negócios são digitais, as operações que os possibilitam e os servem também têm de o ser. A digitalização das operações tem de ser pensada como uma estratégia fundamental para os negócios, promotor de mudanças fundamentais na estratégia da cadeia de valor. A forma transparente e ágil como os colaboradores comunicam entre os vários departamentos, a maior fluidez dos dados em toda a empresa, a redução de custos e o espaço para a inovação são alguns dos motivos para fazer da digitalização das operações uma prioridade na sua empresa.

  1. Aumentar a produtividade

Os fluxos de trabalho são sempre demorados, complexos e difíceis de gerir. A sua automatização através da digitalização permite aos colaboradores despenderem menos tempo na gestão e destes fluxos e trabalhar de forma mais produtiva.

Por outro lado, ter uma plataforma centralizada possibilita uma troca mais eficiente de informação entre os intervenientes da cadeia de valor – esta transparência, acessibilidade e facilidade de comunicação torna todo o processo mais eficiente e produtivo.

  1. Aumentar a capacidade de detectar problemas e contribuir para a transparência

A digitalização das operações pode trazer informações preciosas relativamente aos actuais processos, ajudando-o a identificar padrões, tendências e erros que até então poderiam ter passado despercebidos, mas que têm um impacto grande na eficiência da operação.

Ao mesmo tempo, permite uma colaboração com os parceiros desenvolvida de forma orgânica através de um conjunto de soluções totalmente integradas, o que se traduz numa melhoria dos processos multifuncionais.

  1. Diminuir erros

A automatização dos processos e uma melhor gestão dos dados são essenciais para a redução de erros e para assegurar a compliance. Por um lado, ao reduzir-se a quantidade de ações manuais, diminui-se a possibilidade de erros. Por outro, através de um repositório central e da gestão de processos, é possível rastrear através de auditorias que tarefas foram realizadas, quem fez, o que fez, isto ajuda a detectar erros e a corrigi-los em tempo útil.

  1. Decidir melhor

Trazer a digitalização às operações significa também reduzir a quantidade de decisões que é necessário tomar. Isto porque com os processos e softwares certos, é possível definir um conjunto de regras que servirão de base para que as ações e informações sejam despoletadas de forma automática.

Respostas orientadas por dados permitem tomar decisões de forma mais rápida, mas também sustentada em informações rigorosas, o que por sua vez, contribui para a diminuição de decisões estratégicas pouco acertadas.

  1. Reduzir os custos de produção

A manutenção de processos e sistemas antigos ou que já não cumprem os seus objetivos pode ter custos muito elevados para o seu negócio. Apostar na transformação digital é um investimento que lhe pode poupar muito tempo e dinheiro através do desenvolvimento e da integração de processos mais eficientes.  Nas operações esta poupança pode ser particularmente expressiva: ao investir nas tecnologias com maior impacto na operação é possível, por exemplo, ser mais estratégico nos investimentos em matérias-primas ou automatizar várias fases da produção, otimizando assim o processo operacional, o que se traduz numa redução dos custos.

  1. Melhorar a experiência do cliente

A digitalização possibilita uma melhor experiência para o cliente – uma experiência digital, onde a rapidez, a facilidade de acesso, a fiabilidade das operações (em que o pagamento, a rastreabilidade das encomendas, ou a comunicação com a empresa, são apenas alguns exemplos) contribui para um maior envolvimento dos clientes com o negócio e com a marca.  Além de clientes fiéis, que compram regularmente ao longo do tempo, uma melhor experiência de consumo pode também traduzir-se em ganhos diretos, já que um cliente satisfeito e envolvido através de uma digitalização bem implementada e gerida está mais disposto a pagar por uma experiência de qualidade.

  1. Impulsionar a inovação

Ao reduzir-se a quantidade de tarefas manuais e repetitivas, os colaboradores ganham mais tempo para se dedicar ao pensamento estratégico e à resolução de problemas complexos. Ao mesmo tempo, o acesso a todo um conjunto de dados e informações rigorosas permite impulsionar a inovação, alinhando os processos com as metas e os objetivos do negócio.

Na ADN, contamos com um equipa disponível para esclarecer as suas dúvidas e em conjunto implementar a solução certa para digitalizar as suas operações e fazer crescer o seu negócio

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